segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Captadores - Um guia Rápido

CAPTADORES

Captador - é um dispositivo eletrônico que capta vibrações mecânicas geradas por um instrumento musical (geralmente de cordas, como guitarras, baixos, ou violinos), e as converte em sinais elétricos, que podem ser, posteriormente, processados, amplificados, ou gravados.

Captadores magnéticos
Forma como a vibração gerada por uma corda metálica altera o comportamento do campo magnético de um captador.

Captadores eletromagnéticos usam o principio da indução eletromagnética. O captador é composto por um ímã envolto por uma bobina de cobre, e se localiza cravado no corpo do instrumento, próximo às cordas. Quando as cordas vibram, ocorrem alterações no campo magnético gerado pelo ímã, e é gerada uma pequena tensão elétrica, cujo comportamento é análogo à vibração da corda. Dessa forma, o timbre é conservado. O sinal criado é, então, conduzido pelos cabos até o equipamento de amplificação.

Como é necessário produzir uma variação no campo magnético, esse tipo de captador só funciona com cordas metálicas.

Tensão elétrica

As tensões liberadas pelos captadores variam em torno de 100 mV rms, mas podem chegar a mais de 1 V rms em alguns casos. Alguns captadores de alta tensão utilizam ímãs fortes para captar maiores variações no campo magnético. Em compensação, tais ímãs podem acabar atraindo demais as cordas, e reduzir suas vibrações, fazendo o som perder o sustain (sustentação). Outros captadores conseguem aumentar o sinal utilizando uma quantidade maior de voltas na bobina de cobre. Isso, porém, aumenta a resistência e a impedância, o que pode prejudicar as freqüências mais altas.

Timbre

As voltas do fio de cobre, quando próximas umas às outras, possuem uma capacitância própria, que, adicionada à capacitância do cabo, entra em ressonância com a indutância da bobina. Essa ressonância consegue acentuar determinadas freqüências, e dar ao captador um timbre próprio bem notável. Com um grande número de voltas na bobina, é possível produzir maiores tensões elétricas, mas com isso, perde-se boa parte da ressonância. A impedância interna indutiva inerente desse tipo de captador o torna menos linear que os demais. Essa não-linearidade, no entanto, agrada algumas pessoas, e por isso, pode até mesmo ser considerada vantajosa.

A parte externa do captador geralmente é constituida por resistências (como os potenciômetros de volume e tom) e um capacitor no conector do cabo. A capacitância do cabo também é responsável por uma diferença notável no timbre, e não deve ser negligenciada. Essa disposição de componentes passivos forma um filtro passa-baixas de segunda ordem. Os captadores eletrônicos geralmente são feitos para trabalhar com altas impedâncias, tipicamente de 1 megaohm ou mais. Conectá-los diretamente a dispositivos com baixa impedância de entrada pode levar a corte nas freqüências altas, por conta do efeito indutivo.

Tipos de captadores magnéticos

Single-Coil : 
 Captadores simples de uma bobina somente. Comumente encontrado em Stratocasters e Teles. Tem como caracteristica principal, um som com bastante brilho, e uma caracteristica "nasal" unica ao modelo. Como "defeito" possui maior ruido. (Principalmente ciclo de 60hz). Importante lembrar que o pickup da ponte da Tele, não serve em outras guitarras, e single-coils (comuns) não servem ali. Os pickups de braço em guitarras Tele, variam muito.

Humbuckers : 
 Captadores Duplos, possuem 2 bobinas. Foram criados para eliminar o ruido caracteristico dos single-coils. Enrolando-se uma bobina "ao contrário" para o cancelamento do mesmo. Utilizado em guitarras Gibson e de muitas outras marcas e modelos também. Possui um som mais fechado, mais grave, em função do cancelamento de ruido. Por isso muitos prefererem os single-coils. Mais tarde, descobriu-se que utilizando as 2 bobinas poderia-se ter um ganho ainda maior, sem muita adição de ruido.

Stacked :

Os chamados stacked são captadores que possuem 2 bobinas "empilhadas". Esse recurso foi criado primariamente para que se pudesse ter captadores com o som de single-coil, mas com o cancelamento de ruido dos humbuckers. O resultado não é exatamente esse, mas normalmente possui um som mais próximo aos singles, sem o ruido dos mesmo. Existem hoje em dia muitos modelos de stacked no mercado. Alguns com sons mais modernos e outros com o som mais vintage, mais clássico mesmo. Normalmente é referido ao stacked o nome de "humbucker em forma de single" apesar que essa pode ser uma caracteristica dos Parallel também.

Parallel Coils :

Parallel coils ou Bobinas lado-a-lado, são captadores que possuem uma construção semelhante a do humbucker, porém em tamanho de single. Os humbuckers todos são por definação parallel, mas normalmente se refere por parallel aos que possuem tamanho de single, como os "humbuckers em formato single" mesmo. Normalmente são usados para uma sonoridade mais moderna, mas podem ter outras aplicações. Podem ser chamados de stack, mesmo não tendo as bobinas
empilhadas, já que possuem 2 bobinas e formato singles. E muitos se referem a eles como humbuckers mesmo, mesmo não possuindo o formato dos mesmo.

P-90s :

Modelo de captador single-coil, mais antigo. Muito usado em guitarras Gibson, Também chamado de "soap-bar" (barra de sabão) devido ao seu formato. Hoje em dia, é normalmente instalado sem moldura, os primeiros modelos, possuia uma moldura caracteristica com um formato que parecia a orelha de um cachorro estes são os conhecidos "dog-ear" (orelha de cachorro). Sua sonoridade é parecida com a de um single-coil. Possui ruido destes também. Possui uma caracteristica mais vintage (clássica) e som um mais anasalado, normalmente.

Mini-humbuckers :

O nome diz tudo, são humbuckers de tamanho reduzido. Normalmente encontrado em guitarras Gibson Les Paul Deluxe. Possuem caracteristicas de humbucker, porém com um som com menos saida, e uma caracteristica de frequências médias unica. Construção similar a do humbucker normal, assim como os P-90, não pode ser instalado em qualquer guitarra, pois possui um formato unico.

Blade Pickups :

Blade pickups, ou pickups em formato lâmina. Podem existir com qualquer outro formato, apenas não possuem pólos (parafusos) visiveis no seu topo. Possuem um ima em forma de barra, e uma unica lâmina como pólo. Possui a vantagem de captar o som por igual em toda sua extensão, mesmo quando o guitarrista aplica técnicas como "bends" ou "vibratos". Guitarristas de blues normalmente não gostam desse tipo de construção, pois acham que tiram a dinamica do instrumentista, que é algo extremamente importante neste estilo. Normalmente utilizada em captadores de ganho altissimo, esse modelo é preferido por guitarristas de heavy metal.

Piezo :

Os captadores do tipo piezo, são praticamente invisiveis aos olhos nu. Normalmente colocados nos "saddles" da ponte ou no nut da guitarra, tem como caracteristica captar o som diretamente da madeira, dando assim a guitarra, um som de violão de aço, convincente, e sem
simulação ou emulação. Normalmente possui um jack próprio de saida, para ser processado ou ligado separamente.

Hot Rails:

São captadores humbuckers com tamanho de captador single.

Tipos de ligações de captadores - Breve na seção DIAGRAMAS


Splitar/Defasar/Coil-Tap : Muitos captadores com mais de uma bobina, possuem 4 fios condutores, que permitem as mais diversas ligações entre as bobinas. Um recurso comum é o "coil-Tap" ou "split", que nada mais é que ligar apenas 1 bobina das 2 do captador. Tirando assim
de um humbucker por exemplo, um som muito próximo a um single-coil. Normalmente quando se "splita" causa-se também o ruido do single-coil, assim, basta voltar a chave a posição "humbucker" para que o ruido encerre. Este tipo de ligação normalmente é feito de duas maneiras : mini-toggle (uma mini-chave de duas posições, para alternar entre "split" e humbucker. Push-Pull (ou Push-Push), potênciometro (normalmente de Tom ou volume) que pode ser "puxado" para cima, ativando assim o modo
"split" e empurrado de volta para baixo, voltando a posição humbucker. Equivocadamente, se refere a isso como "defasar" o captador, enquanto na verdade, isso não é defasar, é apenas "separar" (Splitar) as bobinas. Pode ocorrer de dar defasamento, quando somente 1 pickup é splitado quando tem mais pickups ligados ao mesmo tempo. Normalmente o que se faz é "splitar" todos os pickups para que isso não ocorra. Muitos instrumentistas gostam do som "fora-de-fase".

Defasar : Defasar, é ligar o captador fora-de-fase. Muitos músicos de funk, ou ritmos com mais swing, gostam dessa sonoridade magra, sem ganho e com um som anasalado. Para isso eles instalam chaves "mini-toggle" ou potenciômetros "push-pull" ou "push-Push" para controlar o efeito. Isso também só pode ser feito com pickups que tem mais de uma bobina e 4 fios condutores.

Ligar em paralelo/Série : Em pickups com mais de bobina, temos mais opções de ligação, caso este possua 4 fios condutores. Muitos músicos gostam do som mais cheio e com mais força da ligação em série. Outros preferem o som mais aveludado, mais atenuado, das ligações em paralelo. Questão de gosto, puramente, já que ambas as opções, possuem mais os menos as mesmas caracteristicas sonoras, e interagem com o som e dinamica do músico da mesma maneira.



3 comentários:

  1. tutorial massa, vou indicar esse blog pra galera

    ResponderExcluir
  2. com esse blog vou aumentar meus conhecimentos sobre luthieria.
    um abraço

    ResponderExcluir
  3. Legal, mas a grande parte desse artigo eu devo ao grande Gasoline do FCC, só complementei algumas coisas.

    ResponderExcluir