segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Nivelar Trastes

Retífica de Trastes

Os trastes precisam estar perfeitamente nivelados e alinhados entre si, ou seja todos precisam ter matematicamente a mesma altura.

A retífica visa solucionar desníveis de trastes causados por inúmeros fatores como:
 

* Falta de nivelamento dos trastes após sua instalação nas fábricas.É problema frequente em mais de 90% do instrumentos do mercado, uma vez que o processo de nivelamento é um tanto demorado para grandes fábricas que trabalham com produção em série , assim os fabricantes não "perdem" esse tempo nivelando Trastes.(o que explica o porque instrumentos novos, principalmente os asiáticos, vem com cordas muito altas)

* Buracos e amassados nos trastes causados pelo uso, impactos, etc.

* Corrigir deformações e torções na escala que elevam os trastes em algumas regiões. 


Nivelando os trastes


O nivelamento dos trastes tem ligação quase direta com a ação das cordas. Com esse processo, o guitarrista consegue deixar as cordas de seu instrumento numa altura satisfatória sem causar trastejamento excessivo. O nivelamento de trastes é simples. Tire todas as cordas e proteja a escala com uma fita adesiva (de preferência, fita crepe).


Deixe à vista apenas os trastes. Feito isso, passe uma lima chata por toda a extensão do braço e repare se atingiu todos os trastes. Quando todos estiverem com a mesma altura, será necessário dar um acabamento. Como a lima deixou suas superfícies planas, quadradas, será necessário arredondá-las. Para isso, utilize uma lima especial para trastes.
Pegue, depois, uma lixa d’água nº 320 e passe-a de maneira uniforme por toda a extensão da escala. Remova todos os riscos deixados pela lima nos trastes. Repita o processo com outra lixa d’água, dessa vez, n° 500. Essa segunda etapa servirá para dar o polimento e o brilho esperados.
Pronto. Retire a fita adesiva e passe óleo de peroba ou algum produto específico com uma esponja. Deixe o instrumento descansando por 10 minutos até que a escala esteja hidratada e sem nenhum tipo de resíduo. 
Pronto, seu instrumento está pronto para ser tocado.

3 comentários:

  1. Nossa legal, eu sabia dessa de passar o Óleo de peroba pra hidratar, mas nunca me arrisquei a fazer a retífica nos trastes, ainda mais que é minha única guitarra, mas quando comprar minha proxima guita ai eu faço essa retífica aki na velha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode tentar mas com muito cuidado, caso não consiga pode levar num luthier profissional que ele corrigirá se vc errar.
      Obrigado por ter visitado meu blog, volte sempre que estarei sempre atualizando ele
      um abraço.

      Excluir